Procura no google tem o que queres!

procura no google tem o que queres!
Custom Search

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Jovens mostram Porto alternativo em guia digital




O "moveOporto" foi lançado à menos de três semanas na loja digital da Apple. Um guia turístico do Porto disponível para iPhone, criado por um grupo de jovens da cidade, com uma abordagem "alternativa" da Invicta. 
A ideia surgiu em viagem, diz Sérgio Oliveira, o criador da aplicação ao SAPO.
"Quando eu próprio viajava, apesar de possuir os guias tradicionais comigo, acabei por abandoná-los e recorrer a aplicações, sites e blogs das cidades por onde passei, para recolher informações que não vinham nos guias. Gosto de conhecer a verdadeira cidade, aquela que só os locais conhecem, (…)  para lá dos guias convencionais", explica.
E foi por este motivo que começou, juntamente com mais três amigos, a pensar num guia turístico digital alternativo para a cidade do Porto. A aplicação não tem um público-alvo. Apenas quem "gosta de conhecer as pessoas, o comércio local, a dinâmica da própria cidade", afirma.
Lançado a 23 de Abril, o moveOporto já tem 5000 downloads da loja da Apple (App Store) e o feedback não podia ter sido melhor, sobretudo dos espaços presentes na aplicação que se queixam do escasso apoio das autarquias ao comércio local.
A aplicação reúne um conjunto de "spots", lugares de interesse da cidade do Porto (cafés, bares, livrarias, lojas de comércio tradicional, e também eventos, tendo a vertente cultural da cidade como uma das principais prioridades. "Queremos divulgar exposições, concertos, workshops, e projectos artísticos que achemos relevantes. Apostamos forte na cultura e na divulgação de eventos com qualidade", refere o engenheiro multimédia e criador do projecto.
Qualidade e factor diferenciador dos "spots"
Até à data, o guia tem 102 "spots" integrados tendo outros 100 em lista de espera. Sérgio explica ao SAPO que os critérios de selecção primam pela qualidade e pelo factor diferenciador dos espaços. "O espaço tem que ter algo que o destaque, (…) um bom atendimento, um bom ambiente, uma arquitectura distinta, boa música, boa comida, boas pessoas. Recomendamos os sítios como se os recomendássemos aos nossos próprios amigos", explica.
A navegação é feita através de categorias (Shopping, Restaurantes, Alojamento, Café & Co. etc) com a opção de geolocalização, que permite saber onde e a que distância se encontram os "spots".
As críticas menos boas estão ligadas ao aspecto tecnológico da aplicação. "Foram reportados alguns bugs, outros já foram corrigidos num primeiro update que já fizemos, mas há muito a melhorar. A 'app' irá ter mais secções, mais dinamismo e interactividade entre os utilizadores que se registam. O próximo passo vai ser integrá-la com as redes sociais Facebook, Twitter e Foursquare", refere Sérgio Oliveira.
Ao mesmo tempo, a aplicação vai estender-se a outras plataformas, como Android e iPad, que deverão estar prontas até ao final do verão. A equipa  está também a trabalhar numa "versão própria para browsers em telemóveis que poderá ser acedida por Blackberrys, Nokias, Windows Phone, entre outros", explica o programador ao SAPO.
A aplicação está disponível em português e inglês e o download é gratuito.

Sem comentários:

Enviar um comentário